O termo “Novembro Azul” deixou de ser dedicado apenas à prevenção do câncer de próstata, agora, aborda também sobre a saúde integral do homem, retratando todas as condições que podem afetar o bem estar deles. Com isso, na próxima terça-feira (05), será realizado na governadoria o “Seminário Estadual Novembro Azul”, que tem como tema “Homens como protagonistas do cuidado de sua saúde em todas as fases da vida”.
Esse é o recomendado pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), elaborada pelo Ministério da Saúde. Um dos motivos é de que o homem vive em média sete anos a menos que as mulheres e que a cada três mortes de adultos, duas são de homens.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revelam que em Mato Grosso do Sul, no ano de 2018, o câncer de próstata foi relacionado a 255 mortes de homens. No topo da estatística, doenças ligadas ao aparelho circulatório, como hipertensão, AVC e insuficiência cardíaca, mataram 2.795 homens. Já as causas externas, como acidentes de trânsito, homicídios e suicídios, resultaram em 1.625 mortes masculinas.
Palestras, rodas de conversa, exibição de vídeos e outras atividades são realizadas durante o mês em empresas e instituições públicas de todo o Estado, conforme solicitações gratuitas feitas à SES.
Ações já estão programadas paras os próximos dias na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e na Escola do Senai, com mais de 100 participantes.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Portal MS)