O nível do Rio Paraguai teve recuperação e está permitindo a retomada da navegabilidade pela hidrovia. que conecta tanto o país vizinho quanto Argentina e Bolívia. De acordo com dados do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a régua de medição está em 107 centímetros em Ladário, índice 21,5% maior que no mesmo período do ano passado – 88 cm.
Já em Porto Murtinho, município fronteiriço que também tem o rio de “berço”, o instituto apontou que o rio está em 187 centímetros ou 7,4% acima do nível registrado em 18 de janeiro de 2021. A retomada da navegação pela hidrovia foi destacada pelo titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.
“Quando observarmos os últimos cinco anos, ela ainda é a mais baixa. Só está acima do ano passado. Mesmo assim, precisamos denotar que isso mostra uma recomposição que permitiu a navegabilidade”, pontuou.
Verruck ressaltou que, quando se fala em exportação pela hidrovia, é imprescindível salientar a importância dos terminais. “Estamos falando de portos e da necessidade de todo o sistema da estrutura de barcaças. Isso é fundamental. O que nós observamos nos últimos dois anos foi primeiro a paralisação da hidrovia em função de uma seca histórica”, lembrou.