No meio da tarde de terça-feira (2), enquanto caía uma chuva fina e a temperatura estava baixando, uma densa neblina se formou em Campo Grande. A visibilidade no aeroporto local chegou apenas 200 metros, por volta das 16 horas local.
O excesso de umidade e a acentuada queda da temperatura provocada pela entrada do ar frio de origem polar da frente fria formaram nuvens baixas de chuva e a densa neblina.
Uma das formas de formação do nevoeiro é quando aumentamos muito a umidade e baixamos a temperatura em um local. O nevoeiro que se formou sobre Campo Grande e Ponta Porã é típico da entrada de frente fria.
Por causa do intenso resfriamento, a região de Ponta Porã, no sul de de Mato Grosso do Sul, também ficou encoberta pela neblina desde a manhã da segunda-feira. A visibilidade na tarde desta terça no aeroporto local era praticamente nula. A temperatura às 16 horas local era de apenas 11°C.
O nevoeiro, popularmente chamado de neblina é um dos fenômenos comuns do outono e do inverno, pois é está comumente associado à baixa temperatura. No entanto, o nevoeiro pode se formar também em ambientes quentes e úmidos.
O nevoeiro pode se formar em qualquer lugar e em qualquer época do ano, o que o torna um dos fenômenos meteorológicos mais difíceis de serem previstos.
(Texto: João Fernandes com Climatempo)