O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), divulgou que Mato Grosso do Sul é o estado com o maior número percentual de presos trabalhando, com 37,34% em 2019.
O estado lidera o ranking nacional. Conforme o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a conquista se deve à atuação da instituição em buscar inúmeras parcerias com órgãos públicos e privados para ampliar a ocupação produtiva de apenados, possibilitando, assim, novas oportunidades e um recomeço mais digno.
“Adotamos políticas públicas que valorizam o trabalho prisional, a assistência educacional formal e profissionalizante. E o empenho dos servidores penitenciários tem sido fundamental para alcançarmos esse resultado, o que acarreta benefícios para toda a sociedade, já que contribui para a não reincidência no crime”, destacou o dirigente.
O Depen comprovou que a ocupação produtiva no sistema prisional brasileiro aumentou 48,67%, entre 2015 e 2019.A nota técnica foi divulgada, nesta semana, com objetivo de aferir o desenvolvimento do trabalho prisional em todo o país. O documento demonstrou que o sistema prisional de MS cresceu cerca de 12% nos últimos cinco anos, saltando de 25,6% para 37,34%, ficando à frente do estado do Maranhão, com 35,46% e Santa Catarina, com 33,65% de presos trabalhando.
Confira também: Pedestres morrem atropelados na BR-262 e MS-080
(Texto: Inez Nazira com informações do Portal MS)