Pelo menos 142.574 trabalhadores terão que passar por qualificação industrial no âmbito superior e técnico no Mato Grosso do Sul. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A qualificação deve ocorrer este ano à 2023, segundo o Senai a demanda inclui o aperfeiçoamento de trabalhadores que já estão empregados. Aqueles que precisam da capacitação para encontrarem um emprego correspondem ao número de 23%.
Segundo o diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi a qualificação contribui para a contratação do funcionário. “O profissional qualificado de acordo com a necessidade do mundo de trabalho têm mais chances de manter o emprego e também pode conseguir uma nova oportunidade mais facilmente quando as vagas forem oferecidas”.
O Mapa do Trabalho também abrange o apoio de jovens na escolha da profissão, além daqueles que desejam trocar de ocupação. Na realização dos dados foi constatado que as pessoas irão integrar novos postos de trabalho e também vagas já existentes.
No Estado, as áreas que vão demandar a capacitação profissional são: transversais; metalmecânica; energia e telecomunicações; logística e transporte; e eletroeletrônica. No caso, os profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.
(Jéssica Vitória com informações da Fiems)