Para evitar a contaminação do novo coronavírus (Covid-19),nesta terça-feira (24), o Ministério da Saúde optou por recomendar às secretarias municipais e estaduais de Saúde que adiem a vacinação de crianças nesta primeira etapa da campanha de imunização contra a gripe.
A primeira fase previa imunizar idosos e crianças. Em diversas cidades, filas se formaram e secretarias de saúde vêm buscando formas de realizar a vacinação assegurando o distanciamento, embora tal preocupação não tenha conseguido evitar aglomerações em locais de acesso.
Ao contrário dos idosos, as crianças são a faixa com menor índice de letalidade, mas podem contribuir para difundir o vírus. “A medida preventiva tem o objetivo de reduzir o contato dos idosos com crianças, já que estas são importantes transmissores e disseminadores das doenças respiratórias”, explicou o ministério, em nota.
Assim, os pais devem aguardar para levar os filhos aos postos de saúde e outros locais de vacinação a partir do dia 16 de abril. A medida também vale para os adultos, mas com exceções para locais com alta incidência de outras doenças.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Agência Brasil)