Edital foi publicado dando início ao processo de aquisição de obras didáticas do PNLD
O Ministério da Educação iniciou, na última semana, o processo de aquisição de obras didáticas, literárias e pedagógicas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Entre as principais novidades contidas no texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), está a previsão de livros didáticos para alunos Educação Infantil.
A intenção é que os alunos dessa etapa de ensino tenham livros adequados à faixa etária da série, ou seja, coloridos, lúdicos e adaptados. Dessa forma, pretende-se contribuir com o desenvolvimento de habilidades importantes. A previsão é de que os alunos recebam os livros a partir de 2022.
O documento publicado prevê a oferta de três tipos de obras. São elas:
1- Obras didáticas destinadas aos estudantes, professores e gestores da educação infantil;
2- Obras literárias destinadas aos estudantes e professores da educação infantil;
3- Obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseada em evidências.
Os livros serão destinados às escolas da educação básica pública, das redes federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, e das instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público. Estudantes e professores com deficiência poderão ser atendidos com os mesmos materiais distribuídos às suas escolas em formato acessível. O intuito é proporcionar uma aprendizagem mais efetiva e inclusiva.
Para participar do processo de aquisição das obras didáticas, as instituições de ensino poderão realizar todo o procedimento através da plataforma Simec.
Obras didáticas, literárias e pedagógicas
O PNLD tem como objetivo avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas.
Cada tipo de livro terá suas especificidades e será destinado aos alunos e/ou professores. Veja, abaixo, as características das obras didáticas, literárias e pedagógicas dos livros que serão destinados à pré-escola.
Obras didáticas: direcionadas para professores de estudantes matriculados em creches (0 até 3 anos e 11 meses) e a alunos e professores na pré-escola (quatro a cinco anos). Conterão manual do professor, materiais digitais complementares para o professor e para o gestor escolar, e o inédito livro impresso do estudante (no caso da pré-escola).
Obras literárias: as publicações, direcionadas ao mesmo público-alvo das obras didáticas, agora, vão ter especificação de uso para manuseio dos estudantes ou para que o professor leia para os alunos. Os livros acompanham material de apoio ao professor, em PDF e em videotutoriais.
Obras pedagógicas: pela primeira vez, será distribuído um guia de preparação para a alfabetização baseado em evidências. Trata-se de obra de apoio às práticas pedagógicas que auxiliará professores da pré-escola a compreenderem a correspondência entre as evidências científicas nacionais e internacionais e a prática da sala de aula, favorecendo a preparação para a alfabetização e a integração entre os processos educacionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
*Com informações do MEC
(Texto: Agência Educa Mais Brasil)