O Pantanal, sudoeste, centro norte e o leste de Mato Grosso do Sul receberam um alerta de perigo para chuvas intensas e ventos fortes de 60 a 100 km/h, com probabilidade de acontecer entre esta sexta-feira (28) até a manhã de sábado (29).
De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas serão de 30 e 60 milímetros de água a cada hora ou 50 a 100 milímetros de água por dia – uma chuva de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro de água de chuva que se acumulou.
A previsão alerta sobre riscos de corte na energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Sendo feita orientações em caso de rajadas de vento para que as pessoas, durante essa ocasião, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Além disso, é informado para que os motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda e que a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Fim de semana
Todos os 79 municípios do Estado receberam o alerta e o tempo deve continuar instável ao longo do fim de semana. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) a passagem de uma frente fria associada ao transporte de umidade deve provocar chuvas.