Uma pesquisa feita Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, confirmou que não existe diferença entre o desempenho de garotos e garotas no aprendizado e no exercício da matemática. O estudo foi o primeiro a usar técnicas de imageamento cerebral para comparar o desempenho de crianças dos dois sexos em matemática.
Os pesquisadores analisaram a atividade cerebral de 104 crianças entre três e dez anos, enquanto elas assistiam a um vídeo educacional que aborda conceitos básicos, como adição e subtração. Os resultados não mostraram nenhuma diferença em como meninos e meninas processam as informações de matemática. Os dois grupos também se mostraram igualmente atentos.
As imagens neurais das crianças foram comparadas com as de adultos — e também não mostraram nenhuma diferença relevante no desenvolvimento cerebral dos dois sexos. Para analisar as habilidades nesse campo, os cientistas aplicaram um teste a esse mesmo grupo de crianças. Mais uma vez, os resultados não mostraram diferenças entre meninos e meninas.
Por isso, a ideia de que matemática é “coisa de menino” ou que meninas não são boas em exatas, é puro folclore. As mulheres estão acostumadas a ouvir que matemática, física ou engenharia são cursos masculinos.
De acordo com a pesquisadora Jessica Cantlon, autora do estudo, isso está ligado a forma de criação, a diferença em como as mulheres são vistas dentro de uma sociedade que as afasta dos campos das exatas desde pequenas. “As diferenças na socialização de garotos e garotas e isso pode refletir em como eles são tratados em ciências e matemática”, disse a pesquisadora em nota.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Superinteressante)