De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até ontem (11) mais de 14.644 carteirinhas da ID Estudantil já haviam sido emitidas e mais de três milhões de alunos cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB). O documento permite a meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
Para assegurar o acesso à ID Estudantil, um representante de cada instituição de ensino pública ou particular deve enviar as informações dos alunos para o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As informações deve conter o CPF, data de nascimento, curso, matrícula e o ano e semestre de ingresso dos estudantes. Também serão informados nível e modalidade de educação de ensino. Pelo menos 3.863 instituições de educação básica e 802 de educação superior cadastraram os estudantes no SEB. O total de alunos registrados chegou a 3.002.523 alunos.
Como solicitar?
Se a instituição tiver enviado os dados da forma correta, basta os alunos baixarem o aplicativo, encontrar na área “Governo do Brasil”, nas lojas virtuais. Os usuários vão precisar inserir o CPF, o nome completo, telefone para envio de SMS e e-mail. Na sequência deverão acessar “Minha ID Estudantil” e então obter o documento em formato digital. A nova carteirinha estudantil tem custo zero ao usuário. Para o governo, custa R$ 0,15 a unidade.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Agência Brasil)