Quem não conseguiu isenção deverá pagar R$ 85 reais para participar
Daqui exatos sete dias, quarta-feira (30), começam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Estudantes interessados em participar devem se inscrever através da Página do Participante, até o dia 14 de julho.
Também neste mesmo período, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, receberá as solicitações de atendimento especializado. Já os pedidos de tratamento pelo nome social deverão ser feitos a partir de 19 de julho.
Para acessar a Página do Participante é preciso ter o login único dos portais gov.br, que também permite acompanhar a situação das solicitações e entrar com possíveis recursos. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. No ato da inscrição, o participante precisa informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem 2021 deseja realizar (impressa ou digital).
O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e demais programas do governo como Programa Universidade para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Para o estudante Víctor Mesquita, este é um momento muito esperado nesse ano. Ele sonha com a graduação em Engenharia Civil e vê no Enem a oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos. “A pandemia me ajudou a me preparar para esse momento. Fiz muitos cursos on-line, estudei bastante e me sinto preparado para as provas. Sei que com o Enem eu posso conseguir ingressar no ensino superior no curso que eu sempre sonhei fazer”, revela.
Nesta edição, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e terão as mesmas provas, com itens iguais.
Taxa de Inscrição
O valor da taxa de inscrição é de R$85, seguindo o mesmo valor da última edição. Os candidatos pagantes, que são aqueles que não têm direito ou não conseguiram aprovação da isenção da taxa de inscrição, terão até o dia 19 de julho para fazer o pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU) e confirmar a participação na prova. Quem teve o benefício da isenção concedido fará a avaliação gratuitamente.
O boleto é gerado automaticamente pelo sistema ao finalizar a inscrição. O participante deve baixar o documento e fazer o pagamento em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil