A CNH Social, criada em 2011, pelo Governo Federal, contempla cidadãos (as) de baixa renda de diferentes estados do Brasil
Criada pelo Governo Federal, em 2011, a CNH Social tem permitido com que milhares de pessoas de baixa renda tenham a permissão para dirigir, de forma gratuita. Desse modo, o benefício contribui para que tenham a oportunidade de ir em busca de novos trabalhos, e também de facilitar na compra de um veículo. Além disso, a cada ano as taxas para solicitação do documento têm elevado, o que acaba por dificultar o acesso. Assim, o programa viabiliza essa democratização.
Para ter o benefício garantido, é necessário preencher alguns critérios básicos e realizar a comprovação de renda, de modo que prove ser um (a) cidadão (a) de baixa renda:
Possuir a renda de até 2 salários mínimos;
Estar desempregado (a) há mais de um ano (12 meses);
Ser/ter sido aluno (a) da rede pública e possuir rendimento escolar exemplar;
Pessoas com necessidades especiais;
Ex-presidiários (as);
Agricultores (as);
Nunca ter trabalhado com carteira assinada;
Beneficiários (as) do Bolsa Família;
Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.
A solicitação da CNH Social deve ser feita diretamente no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da cidade e estado residente. Porém, não são todos que ofertam o benefício às pessoas. Portanto, para garantir o direito é preciso residir no local participante, que são:
Distrito Federal (parcialmente);
Espírito Santo;
Goiás;
Maranhão;
Minas Gerais;
Paraíba;
Pernambuco;
Rio Grande do Sul;
São Paulo
Cada estado pode ter exigências distintas e solicitar diferentes documentos, por isso é importante se atentar aos prazos de cada um e verificar no site do (Detran) quais são as documentações.
As informações da CNH popular também poder ser obtidas pelo telefone 0800 728 2891
(Texto: Lyanny Yrigoyen com informações Edital Concursos Brasil)
Como funciona esse cnh