Nove municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta para chuvas intensas nesta quinta-feira (22), conforme avisos emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As cidades estão sob aviso amarelo, que indica “perigo potencial”, com previsão de acumulados que podem chegar a 50 milímetros ao longo do dia.
De acordo com o instituto, há chance de chuva intensa em Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes e Sonora. Nessas localidades, o volume de precipitação pode alcançar até 30 milímetros por hora, acompanhado de ventos fortes, com rajadas de até 60 quilômetros por hora. O cenário eleva o risco de ocorrências como queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
O alerta é ainda mais reforçado para os municípios de Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Paranaíba e Sonora, que também estão sob aviso para alto volume acumulado de chuva, podendo atingir até 50 milímetros. Segundo o Inmet, em áreas consideradas de risco, há possibilidade de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Além de Mato Grosso do Sul, outros 19 estados brasileiros e o Distrito Federal também aparecem na área de abrangência dos avisos meteorológicos emitidos pelo instituto.
Orientações à população
Diante da previsão, o Inmet recomenda que a população adote medidas preventivas durante os períodos de instabilidade. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, não enfrentar o mau tempo e observar possíveis alterações em encostas. Em situações de emergência, a população deve buscar informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Calor e poucas nuvens são previstos nesta quinta-feira em MS