39,7% dos municípios do país não possuem serviço de esgoto sanitário, conforme aponta os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB). O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento revela que existe uma distribuição desigual do serviço entre as regiões do Brasil, sendo uma das mais evidentes a comparação entre Sudeste e Norte. No primeiro caso, em 1989, 90% dos municípios já detinham o serviço, enquanto no Norte a proporção era apenas de 16,2% no ano de 2017.
Apesar do baixo número, outras áreas registraram avanço na disponibilização do serviço como a região Centro-Oeste. A porcentagem passou de 12,9%, em 1989, para 43%, em 2017. Já o Nordeste subiu de 26,1% para 52,7% no mesmo período.
“Quando falamos que o município tem o serviço, apontamos que ele tem ao menos uma prestadora do serviço de esgotamento sanitário. Com isso não estamos dizendo que todos os domicílios têm o atendimento quando o serviço existe no município. Pode haver uma executora naquele município sem que haja a universalização do serviço”, explica a gerente da PNSB, Fernanda Malta.
(Texto: Jéssica Vitória com informações do IBGE)
Veja mais: