Referência para o tratamento de pacientes com coronavírus, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) terá até o fim da primeira quinzena de agosto 111 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender os pacientes com a COVID-19. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o hospital, que iniciou a pandemia com apenas 29 leitos de UTI, tem 101 leitos com os últimos 10 entregues e, até a próxima semana, somará 111 leitos.
Para isso, o Estado necessita do auxílio da prefeitura para ampliar a parte de recursos humanos e equipamentos a fim de estruturar os novos leitos. A Capital já se mostrou interessada em colaborar. Geraldo também citou a entrega de mais dez leitos de UTI no Hospital do Pênfigo. “Agora vamos ter 16 leitos de UTI para a COVID no hospital”, finalizou.
Para o jornal O Estado, o secretário municipal de Saúde, José Mauro, acrescentou que a parceria entre governo e município na ampliação de leitos de UTI na Capital tem bons resultados. “Estamos fornecendo inclusive médicos, enfermeiros, técnicos para que a gente consiga implementar esses 10 novos leitos no Hospital Regional, e, com esforços, mais 10 em breve com os respiradores vindos do Ministério da Saúde”, comentou. O secretário ainda destacou que mais leitos serão ampliados de acordo com a necessidade de cada hospital. “Podemos colocar mais leitos no Pênfigo se for necessário, na Santa Casa e em outros hospitais”, disse.
Para mais notícias sobre o Novo Coronavírus na Edição Digital do Jornal O Estado MS
(Texto: Dayane Medina/Publicado por João Fernandes)