A enfermeira Suzicleia Strapason e a diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional (DEPQI), Roberta Higa, do Comitê Operacional de Emergência do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (COE-HRMS), treinaram mais de 2500 profissionais da saúde para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Os treinamentos visam garantir a qualidade no atendimento do paciente, bem como a valorização e a preocupação com o profissional da saúde, com o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e higienização das mãos.
O treinamento foi todo planejado para o tratamento da covid-19, para que os profissionais estejam capacitados para a chegadas de possíveis pacientes com o vírus. Em Bonito e em Campo Grande, a atenção foi direcionada, também, à saúde indígena.
O técnico da Divisão de Atenção à Saúde Indígena, Frederico Jorge Pontes Moraes, que acompanhou o treinamento em Campo Grande, informou que a divisão, que atende 83 mil indígenas no território sul-mato-grossense vai ter melhores condições com esse treinamento de auxiliar os indígenas ainda nas aldeias, antes de serem encaminhados ao hospital referenciado em suas cidades.
Os treinamentos foram realizados pelas enfermeiras Suzicleia Strapason, Simone Oliveira, Michele Peruzzo e pelo médico anestesiologista, Tarcisio Aguena Arakaki. A equipe de facilitadores conta ainda com os profissionais: Ana Carulina Guimarães Belchior (médica), Delando Breno Pereira, Edivaldo José dos Santos Filho e Juliana da Silva Minna (fisioterapeutas), Maria Vanilda Vieira (técnica de enfermagem), Rafael Osti de Melo (microbiologista e especialista em controle de infecção hospitalar e serviços de saúde), Louise Dutra Madureira (residente em medicina de emergência), Annelise Achucarro Oliveira (cardiologista e clínica médica) e Mara Galiz Lacerda (infectologista).
(Texto: Inez Nazira com informações do Portal MS)