Tecnologia chinesa Toumai possibilita cirurgias a distância e amplia precisão dos procedimentos em Mato Grosso do Sul
Nesta segunda-feira (02), Mato Grosso do Sul deu um salto tecnológico na área da saúde com a apresentação do robô cirúrgico Toumai, uma plataforma chinesa de última geração que permitirá a realização de telecirurgias no Estado. O equipamento foi apresentado pela Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) em um evento que contou com a presença do presidente da Cassem Ricardo Ayache, do primeiro vice-presidente Ademir Cerri, médicos e demais representes.
O robô, avaliado em cerca de R$ 10 milhões, representa um marco pioneiro por ser o primeiro em operação na região Centro-Oeste. Em nível nacional, Mato Grosso do Sul passa a integrar o grupo dos dez primeiros centros do Brasil a utilizar a tecnologia Toumai.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, ressaltou a importância da inovação para o fortalecimento da saúde no Estado. “É uma oportunidade de Mato Grosso do Sul acompanhar os maiores centros de saúde do mundo. A medida que nós conseguimos realizar procedimentos mais complexos no nosso estado, nós damos mais credibilidade aos profissionais de saúde”, afirma.

Robô Toumai, implantado no hospital da Cassems. Foto: Nilson Figueiredo
Uma das principais inovações do sistema é a possibilidade de cirurgias realizadas a distância, por meio da telecirurgia. “Essa cirurgia poderá ser realizada de qualquer lugar do mundo. A telecirurgia é assim: você tem um médico aqui operando um robô e outro médico em outro lugar e vocês trabalham em conjunto”, complementa o presidente.
De acordo com o médico uroligista, Rafael Buta, o robô oferece ganhos significativos de precisão ao reduzir os tremores naturais da mão humana e ampliar a visão cirúrgica em até 20 vezes. “Cirugia de tumor no rim por exemplo, o robô consegue retirar apenas o tumor e preservar até 60% do órgão. É possível fazer até mesmo um transplante renal por via robótica”, destaca.
O CEO do grupo Hopscom, Gabriel Alencar Coelho, afirmou que a tecnologia desenvolvida na China tem ampla aceitação no meio médico, especialmente pela facilidade de aprendizado e adaptação dos profissionais.

Foto: Nilson Figueiredo
Entre outros principais benefícios do robô Toumai estão a maior precisão dos movimentos, visualização 3D ampliada e controle superior, o que resulta em procedimentos minimamente invasivos, com incisões menores. Na prática, isso se traduz em menos dor no pós-operatório, sangramento reduzido, menor taxa de infecção, tempo de internação mais curto e retorno mais rápido às atividades cotidianas.
Por Kadu Bastos e Maria Gabriela Arcanjo
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.