Será inaugurado amanhã (19) a partir das 14 horas, o Ambulatório de Coagulopatias na unidade do Hemosul do Hospital Regional. O ambulatório irá funcionar no período da tarde e conforme demanda da população.
O objetivo do ambulatório é prestar atendimento centralizado para pacientes com coagulopatias. De acordo com a coordenadora da Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul, Marli Vavas, a inauguração da unidade é um ganho para pessoas com hemofilia. ““Os pacientes de hemofilia podem contar agora com um local de referência para seu atendimento multiprofissional, um trabalho que se inicia e que traz a expectativa de ampliar gradativamente”, explica Marli.
A inauguração irá ocorrer em abril por conta do Dia Mundial da Hemofilia. Além da unidade, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) irá reabrir a piscina da instituição para melhorar as atividades de reabilitação física do grupo.
Também nesta terça-feira (19), o Hemosul Hospital Regional irá promover campanha de doação de sangue, no período matutino, em comemoração a inauguração do ambulatório.
A hemofilia é um distúrbio genético que prejudica a coagulação do sangue. Pessoas portadoras da hemofilia não possuem as proteínas que auxiliam nessa coagulação e sangram mais que o normal. Esses sangramentos podem ocorrer de forma interna ou por conta de algum ferimento. O tratamento é feito pela reposição intra-venal (pela veia) do fator deficiente.
Com informações do Portal MS.