A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está executando R$ 20 milhões em obras de saneamento na cidade de Ponta Porã. Parte desse recurso está sendo aplicado na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), como a perfuração de um poço tubular profundo PNP-037 (do Sistema Centro), com aproximadamente 600 metros de profundidade e uma previsão de vazão de 250 mil litros de água/hora, localizado ao lado do escritório de atendimento ao público da Sanesul na região Central.
As obras do poço garantem o abastecimento de água tratada de uma região populosa, são centenas de famílias beneficiadas na área Central e nos bairros Santa Isabel, São João, Vila Áurea, Vila Reno, Maria Auxiliadora, Aquidaban e Jardim Primor.
Também está sendo finalizada a construção de mais dois reservatórios apoiados de concreto armado, com capacidade de reservação de 1 milhão de litros de água cada (no Sistema Marambaia e no Sistema Centro); dois abrigos de cloração (no Sistema Marambaia e no Sistema Centro); uma elevatória (no Sistema Centro), estação elevatória de água tratada e 2.463 metros de adutora para o centro de reservação Jardim Esperança (adutora é a tubulação que leva água da captação até os reservatórios).
Para que a água tratada chegue até a casa do morador, são necessárias as estruturas de redes e ligações subterrâneas. Por isso, a empresa está concluindo 22 km de rede de distribuição de água (primária) e 210 novas ligações domiciliares de água, atendendo os moradores dos bairros.
(Texto: João Fernandes com assessoria)