O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, disse nesta quarta-feira (15), que o número de leitos clínicos e UTI para o combate ao covid-19, serão ampliados em Mato Grosso do Sul . A expectativa é que pelo menos 505 leitos, sendo 324 clínicos e 181 de UTI sejam instalados.
“Se conseguirmos montar toda essa estrutura haveremos de ter quantidade razoável”, explicou Resende durante live nas redes sociais do Governo do Estado. Cinco municípios receberão os novos leitos clínicos. São eles Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Já os leitos de UTI serão implantados em 12 cidades: Bataguassu, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.
O secretário ainda anunciou que a partir desta quinta-feira (16) serão liberados R$ 20 milhões para os municípios sul-mato-grossenses atuarem diante da pandemia do novo coronavírus. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares estaduais.
Ele ainda contou que a empresa Suzano, em contato com a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), fez a doação para Mato Grosso do Sul de 15 respiradores e 80 mil máscaras N95 – exclusivas para o uso de profissionais da saúde.
Até hoje, MS registrou 121 casos confirmados de covid-19, sendo que 4 deles evoluíram para óbitos. Outros 30 seguem em investigação.
(Texto: Karine Alencar com a Assessoria)