As galerias de lojas com até 5 mil metros quadrados de área construída voltarão a funcionar a partir desta quinta-feira (16). Neste dia, também foi liberado o funcionamento dos Food Trucks que terão que seguir as regras de distanciamento social em Campo Grande.
Os empresários terão de seguir regras rígidas de biossegurança que visam reforçar a higienização e evitar aglomerações.As lojas funcionarão em sistema rodízio, para que diariamente só metade abra as portas. A frequência será limitada a 30% da capacidade de lotação. Também foi liberado o funcionamento dos Food Trucks que terão que seguir as regras de distanciamento social.
As galerias, assim como a maior parte do comércio varejista, paralisaram suas atividades no dia 20 de março, como parte das medidas de prevenção ao COVID-19, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.
No caso específico das galerias de lojas, o plano de contenção de risco está detalhado na resolução conjunta assinada pelos secretários de Saúde, José Mauro Pinto de Castro e de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luiz Eduardo Costa, publicado em edição extra do Diário Oficia do Município na quarta-feira (15).
Para evitar aglomerações e garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os frequentadores, haverá controle de acesso, limitado a uma pessoa a cada 10 metro quadrado.
Funcionários terão de ser treinados para medir a temperatura corporal dos clientes e será barrada a entrada daqueles que estiverem com febre. Os trabalhadores deverão estar uniformizados e usar máscaras (que terão de ser substituídas a cada 3 horas de uso).
(Texto: João Fernandes com assessoria)