Fumaça australiana chega em parte do Rio Grande do Sul

O céu acinzentado que apareceu nesta terça-feira (07) em parte do Rio Grande do Sul se deve a fumaça proveniente dos incêndios da Austrália, segundo a Metsul, empresa local de meteorologia.

O fenômeno é visível nas cidades gaúchas em que o dia não está encoberto por nuvens “normais”, como Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Estael Sias, meteorologista da Metsul, afirma também que horário do pôr do sol é o melhor para visualização da fumaça e dará ao céu uma coloração alaranjada.

A fumaça australiana está a 10 mil metros de altura, por onde circulam os aviões comerciais em modo cruzeiro, e está sendo transportada por corrente de vento, na qual, a velocidade pode chegar a 300 quilômetros por hora. Chegou ao Rio Grande do Sul após percorrer uma distância de 13 mil quilômetros. Durante o percurso, a fumaça foi se dispersando e, por isso, não chega com tanta intensidade.

O fenômeno começou a se formar nas últimas duas semanas e há uma semana está se deslocando em direção à América do Sul. Já passou pela Argentina e pelo Uruguai.

Não há uma previsão de quanto tempo permanecerá na região Sul do país. “Vai depender do comportamento do tempo. A fumaça vai ficar circulando, vai dar volta ao mundo e pode voltar novamente para cá”, observou a meteorologista.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *