O uso excessivo de celular somado com a falta de atenção dos motoristas é um dos fatores que contribui para o aumento nos casos de acidentes de trânsito por todo Estado. Em 2019, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) registrou cerca de 35 mil notificações pelo uso do celular durante o ato de dirigir, o que ocasiona uma infração e pontos na carteira.
De acordo com um especialista, Marcos Alexandre, da Escola Pública de Trânsito, os acidentes poderiam ser evitados em cerca de 90%, se os condutores partissem da orientação de direção defensiva, que é aplicada quando os mesmos ainda estão do CFC (Centro de Formação de Condutores). “Os 10% restantes se dividem em falhas mecânicas e falhas nas vias”, explica Marcos.
Conforme o Detran-MS, a Capital, por ser uma cidade plana, favorece o excesso de velocidade, o que leva ao aumento de infrações. A velocidade aliada a falta de atenção causa grandes tragédias. A falta de educação no trânsito gera acidentes e Marcos pontua quais são os fatores que fazem com que isso aconteça. “A maioria dos casos acontece por imprudência, negligência e imperícia do próprio motorista. Consideramos como falhas humanas e nesse contexto podemos incluir a falta de atenção, que é um grande causador de acidentes, tanto em rodovias quando no perímetro urbano”, ressalta o professor.
O Detran-MS dá algumas dicas de prevenção para o fim de ano e também nas férias, onde pessoas planejam passeios e viagens. A primeira é fazer a manutenção correta do veículo, em seguida respeita os limites de velocidade da via e redobrar os cuidados com as crianças.
(Texto: Graziella Almeida com assessoria)