Saber escrever um bom texto é pré-requisito básico para passar em universidades. Na semana que antecede a temida prova de redação, que vai ser aplicada no primeiro dia de prova, os estudos se intensificam e os palpites sobre o tema só aumentam.
Neste ano, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) fez algumas modificações na prova como a inclusão de um espaço maior para rascunho, que vai ajudar o candidato a estruturar seus argumentos.
Segundo as dicas da professora de Redação Ana Cláudia Marini da Silva, o candidato deve analisar o tema de redação, fazer uma breve leitura do texto modelo e anotar no rascunho o que for mais relevante. Em seguida, iniciar as questões da prova para extrair informações importantes e inseri-las no texto.
Na página do participante é possível conferir as diversas dicas e conteúdos para os candidatos interessados nos possíveis temas que podem “cair” na redação do Enem. Alguns temas em alta são a Preservação natural, Tragédias ambientais, Aquecimento global, Porte e posse de armas, Exposição de crianças a jogos, filmes e vídeos impróprios, Obesidade infantil, Diversidade linguística no Brasil e Esporte para pessoas com deficiência. (João Fernandes com Thais Cintra)
Confira o matéria completa na versão digital do nosso Jornal Impresso.