Alunos da rede estadual receberam durante nove anos consecutivos os kits escolares, disponibilizados pelo governo do Estado. No entanto, em 2019, empresas que participavam da licitação estenderam o pregão eletrônico por sete meses sem ter um resultado, proporcionando a anulação da licitação, e por fim, a suspensão na entrega do material. Para que não ocorra o mesmo durante o ano letivo de 2020, a SED (Secretaria de Estado de Educação) já deu início aos preparativos e pretende realizar a entrega dos materiais juntamente com o uniforme escolar.
Segundo a secretária estadual de educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, o processo licitatório está em andamento e espera dar início a entrega dos materiais durante os primeiros dias do ano letivo. “A licitação dos kits está ’caminhando’. Esse ano, nós esperamos entregar os kits escolares juntamente com os uniformes, nos primeiros dias de aula. Nós vamos honrar com esse compromisso”, aponta.
Atrasos durante a entrega do kit escolar disponibilizado ocorre há alguns anos. Em 2018, os alunos da rede estadual iniciaram o ano letivo sem o material, que passou a ser entregue ainda nos primeiros meses do semestre. Já em 2019, os atrasos ocorreram, pois, durante o processo licitatório duas empresas entraram em uma disputa para fornecer o material.
Durante o ”pregão” o TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) suspendeu o processo licitatório por duas vezes, levando a Superintendência de Gestão de Compras e Materiais anunciar a anulação em abril. A SED ainda buscou alternativas para a demora, chegando a cogitar a possibilidade de realizar o certame dos kits, em item por item, mas o processo não teve andamento, deixando os alunos sem o material durante todo o ano letivo.
(Texto: Amanda Amorim)