Lida e compreendida tanto de trás para frente, assim como vice-versa, a data de hoje – 22/02/2022 – é o último palíndromo da década de “20” dos anos 2000. Após esta terça-feira, só daqui 8 anos, quando chegar a vez de 3 de fevereiro de 2030 (03/02/2030).
Mas o que isso significa? Para o senso comum, nada de mais – apenas uma coincidência curiosa da vida moderna. Já para quem acredita no poder dos números, os algarismos coincidentes têm muito a dizer. “É a data mais excepcional em mais de uma década!”, comemora Aziz Inan, entusiasta de palíndromos.
Em entrevista a CNN, o professor da Universidade de Portland, em Oregon, Estados Unidos, vem estudando datas do tipo há pelo menos 15 anos. Segundo ele, a especialidade do evento é mais do que o simples fato de ser um palíndromo: palavras, algarismos ou representações gráficas que podem ser entendidos de trás para frente e vice-versa.
“Sinto que tem um poder mágico em termos de chamar a atenção das pessoas, não importa a idade”, evidenciou Inan para a CNN.
Importante ressaltar que a data de hoje tem uma caraterística singular que nunca mais vai acontecer na história da humanidade, ou pelo menos neste milênio: este 2 de fevereiro de 2022 é um ambigrama, isto é, quando a representação gráfica do que é escrito pode ser compreendida de diferentes pontos de vista ou orientações. Até mesmo de baixo para cima. Veja por si só:
No Brasil e no mundo
É claro que o povo brasileiro encontrou na data a oportunidade para uma série de brincadeiras. Em uma rede social, internautas comemoraram os “vários nadas” que o evento representa, ao mesmo tempo que caçoaram com aqueles que pensavam que o palíndromo e ambigrama se resumiria apenas ao 22/02/2022.
Nunca mais vai acontecer pipipipopopo eu em 44.04.4044 KKKKKKKKKKKKKKKK só não vê quem não quer
— Rask (@xVictorRask) February 22, 2022
Já uma outra usuária, trouxe uma nostalgia mais “depressiva” à discussão: “igual todo dia. Nunca mais vai acontecer”, diz sobre o passado. Enquanto isso, um comentário “mandou a real”: “fiquei com depressão lendo isso. Nunca tinha parado pra pensar. É muito verdade!”, escreveu.
Internacionalmente, esta terça-feira pode ser lida tanto no formato mês/dia/ano quanto no tradicional dia/mês/ano, de maneira que o sentido não muda. Tanto que nos Estados Unidos a data já é conhecida como “Twosday” (o “Dia do 2”, em tradução literal), um trocadilho de “tuesday” (terça-feira) com a adição da palavra “two” (o algarismo dois).