Enem: estudantes têm até amanhã para justificar ausência e solicitar isenção no exame

Foto: Divulgação/Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria

Resultados serão divulgados no dia 22 de abril

Encerra amanhã (15) o período para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 e o período de justificativas de ausência na edição do ano passado. Os participantes devem realizar o processo através da Página do Participante até as 23h59. O resultado dos dois processos será divulgado no dia 22 de abril, conforme anunciado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Pode solicitar a isenção estudantes de escola pública que estão na última série do ensino médio em 2022. É possível ter direito ao benefício quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsista integral em escolas privadas cuja renda per capita seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Além desses, é garantida a isenção aos participantes declarados em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membro de família de baixa renda, e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Os solicitantes deverão informar o NIS (Número de Identificação Social) único e válido. No site do Inep é possível conferir um passo a passo de como solicitar a isenção.

Justificativa de ausência no Enem 2021

Estudantes isentos da taxa de inscrição no Enem 2021 e que faltaram aos dois dias de prova precisam justificar a ausência para solicitar a isenção na edição de 2022. É preciso enviar documentação datada e assinada que comprove a ausência. Os materiais devem ser encaminhados nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Conforme explicação no site do Inep são motivos que justificam a ausência no exame as seguintes condições: assalto ou furto; acidente de trânsito; casamento ou união estável; morte na família; maternidade ou paternidade; acompanhamento de cônjuge ou companheiro deslocado para outra cidade no período da aplicação; privação de liberdade; emergência, internação ou repouso médico ou odontológico; trabalho; deslocamento a trabalho; intercâmbio acadêmico e atividade curricular.

Com informações da Agência Educa Mais Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *