A educação de Mato Grosso do Sul ocupa a 9º posição no ranking nacional de competitividade, ficando entre as dez melhores no Brasil e entre os cinco estados mais competitivos. Para subir duas colocações no estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), que faz um diagnóstico de áreas essenciais da administração pública, o Estado foi avaliado em dez pilares essenciais, entre eles o da educação, responsável por 11,3% da pontuação final do ranking.
Nesse quesito, o Estado avançou uma posição no ranking na comparação com o ano passado, e atingiu pontuação de 55,6, enquanto a média nacional é de 46,4. Para definir a classificação do pilar da educação, foram avaliados diversos indicadores que medem a qualidade da educação, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), taxa de frequência líquida, qualidade nos ensinos fundamental e médio, além do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e do indicador avaliação da educação.
Para a secretária de educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, o avanço nos índices da educação no Estado se deve a um conjunto de ações, entre eles a escola de tempo integral, que reduziu a evasão escolar e promove o desenvolvimento integral dos alunos. “São diversos os fatores que contribuem para que o Estado aponte bom desempenho no pilar educação. A formação das equipes nas regionais, que passaram a formar também outros professores, foi primordial. O elemento principal é o próprio professor, pois através deles que nós chegamos ao aluno e atingimos os objetivos metodológicos”, afirma a secretária que já planeja as formações para 2020.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Portal MS)