O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, adquiriu três (etilômetros), medidores de bafômetro, para detectar embriaguez no trânsito, só que agora, à distância. O novo aparelho vai apontar se o condutor está ou não embriagado sem mesmo ele soprar o bafômetro.
Em momento de pandemia, o chefe da fiscalização do Detran-MS, Otilio Ruben Ajala Junior, fala sobre a importância da nova aquisição. “O aparelho realiza o teste apenas por proximidade e a partir de agora, o condutor não precisa mais descer do carro e nem encostar no bafômetro para a realização do teste. Isso dará mais segurança e agilidade nas operações”.
O novo aparelho necessita de cargas elétricas igual a um celular. O modo passivo ocorre quando o álcool é identificado pelo odor e caso a presença de álcool seja detectada, o condutor é convidado a soprar o bocal do mesmo aparelho. O processo ativo identificará a quantidade de álcool no sangue.
Os novos aparelhos serão utilizados nas operações de fiscalização de rotina dos agentes de trânsito e nas operações de Lei Seca em apoio ao novo toque de recolher, realizadas em conjunto com os policiais do BPMtran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito).
A equipe retomou as operações em maio deste ano e até o momento 728 pessoas foram presas por embriaguez no Estado, sendo 149, somente em Campo Grande.
Veja também: Placas finais 3 e 4 devem pagar licenciamento até amanhã
(Texto: Karine Alencar)