A partir desta quinta-feira (24) estará disponível digitalmente a venda de veículos pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), d Governo Federal, para transações entre pessoas físicas. O novo modelo dispensa reconhecimento de firma presencial e assinaturas físicas.
Por meio da ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos), tanto vendedor quando comprador farão tudo digitalmente, possibilitando a comunicação automática por meio da CDT.
“Mais uma vez o Detran-MS [Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul] sai na frente de outros estados e adere a ferramentas que simplificam serviços, desburocratizando a vida do cidadão e acabam com a necessidade do deslocamento até um cartório para finalizar a venda com o reconhecimento de firma”, pontua Vírginia Manetti, diretora de Controle e Registro de veículos do departamento.
O novo serviço será possível para veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo DUT (Documento Único de Transferência) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e.
Para que a venda digital seja efetivada, o vendedor e o comprador devem possuir conta ouro ou prata no Gov.Br, o cadastro oficial do governo brasileiro.