Os testes para detecção da COVID-19 estão disponíveis nas 72 unidades básicas e de saúde da família distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos de Campo Grande, além do Centro de Testagem, na região central. O serviço é gratuíto e não é necessário agendamento, no entanto o teste é indicado somente para pacientes que estejam com sintomas.
Nas unidades de saúde, o teste é realizado de segunda a sexta-feira, durante todo o horário de funcionamento de cada local. Já o Centro de Testagem funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, de 7h30 às 17h. No local é feito somente o teste de antígeno que fica pronto em até 20 minutos e é considerado o mais confiável dentro dos testes rápidos, se enquadrando no padrão ouro, assim como o RT-PCR. Ambos estão disponíveis nas unidades de saúde.
Para facilitar o acesso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) disponibiliza uma plataforma onde é possível buscar a unidade de saúde mais próxima. Basta digitar o CEP ou endereço de residência.
Antígeno
O exame utiliza a mesma forma de coleta de material para análise do exame, através do Swab nasal. Da mesma forma que o RT-PCR, só será feito o exame em quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, dores de cabeça e pelo corpo e febre, há até oito dias.
Após a coleta , a pessoa aguarda até 20 minutos para sair o laudo e quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento. O paciente também passa a ser monitorado pelo serviço da Sesau e poderá entrar em contato com a teleconsulta em caso de dúvidas, pelo telefone 2020-2170.
RT-PCR
O teste de RT-PCR continua sendo ofertado em 33 unidades de referência, podendo ser realizadas até 700 coletas por dia por livre demanda. O resultado do exame é disponibilizado de três a cinco dias úteis após a coleta no site da SES (Secretaria Estadual de Saúde). Caso o paciente tenha alguma dificuldade de acesso, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima.
“O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção. Com o acesso da população facilitado aos testes podemos oportunizar um diagnóstico mais precoce e, desta forma, reduzir a circulação do vírus”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.
A estratégia de testagem também é usada para a busca ativa de pessoas que podem levar mais tempo para demonstrar qualquer sintoma da COVID-19 e, assim, evitar a disseminação.