O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) inicia na segunda-feira (09) o curso que deve formar 75 novos instrutores de trânsito. Com carga horária de 205 horas, o curso irá contar com disciplinas de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania, mecânica para duas e quatro rodas, além de outras matérias.
De acordo com o coordenador da Escola Pública de Trânsito do Detran-MS, Marcos Brandão, os futuros instrutores também terão aulas voltadas para a parte do processo de ensino como didática, fundamentos da educação, psicologia aplicada e língua portuguesa.
Conforme a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, as aulas irão preparar os profissionais para o mercado de trabalho e também para o ensino da segurança viária. “Para fazer parte do trânsito enquanto condutor, não basta saber guiar. Essa é a parte mais fácil de todo o contexto! Precisamos saber que a responsabilidade é formar condutores conscientes com todo o cenário. O trânsito é composto por carros, motos, caminhões, bicicletas, pedestres e infinitas possibilidades. Para que possamos garantir a paz nesse ambiente e a segurança de todos, precisamos enxergar a Educação para o Trânsito como uma importante ferramenta”, finalizou.
No final do curso, os alunos serão submetidos a uma banca avaliativa e estágio. O último tem a finalidade de ensinar na prática como é o trabalho de um instrutor de trânsito e a conduta que ele deve ter para que o trânsito seja um ambiente seguro e acessível.
(Com informações da assessoria)