Pesou no bolso: crise provoca queda no número de adoções de animais na Capital

Divulgação/PMCG
Divulgação/PMCG

Afetados pela crise econômica, o número de adoção de cães e gatos tiveram uma expressiva redução de adoção neste ano em comparação aos anos de 2020 e 2019, conforme a Prefeitura de Campo Grande. A queda, se comparada ao ano anterior, representa 1.713 mil animais sem lares.

O ano de 2020 foi um dos melhores em adoção no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Foram cerca de 2.993 animais adotados em feiras e na própria sede do órgão, número maior do que o registrado em 2019, quando foram adotados 2.527 animais. Entretanto, em 2021, o número caiu para 1.280 adoções até o mês de outubro.

Para a médica veterinária Cláudia Macedo, do CCZ, o bom resultado do ano passado se deu pela implementação da plataforma de adoção on-line que rendeu e foi um sucesso, facilitando a escolha para o tutor.

“Mesmo com a pandemia, tivemos um excelente resultado, a plataforma auxiliou na adoção principalmente para pessoas que não tem tempo de vir ao CCZ ou participar da feira presencial”, comentou.

No entanto, Cláudia acredita que esse ano, o fraco movimento se deu por conta da crise econômica que afeta a vida da população de modo geral.

“As famílias sentiram bastante a crise por conta da pandemia, acredito que as dificuldades financeiras que vieram com bastante força motivou a queda. Sabemos que um novo animal gera custos, desde vermífugos, vacina e alimentos, então por conta financeira, muitos optam em não ter um animal”, explicou.

A veterinária afirma que a crise é refletida em inúmeras denúncias de maus-tratos que o CCZ recebe.

“Tem situações que a gente recebe denúncia e, chegando lá, a pessoa diz que não tem alimento para ela, imagina para o animal. Para não passar por situações como essa, muitos perdem o interesse e o espírito da adoção”, completou.

Adote um amigo

Desde filhotes, até adultos, são vários animais entre cães e gatos que esperam por um novo lar. Por isso, o CCZ organiza mais uma feira de adoção para o fim do ano e chama a população para conhecer os animais de forma presencial.

“Teremos participação neste fim de semana do evento Pet em Família, onde será realizada uma feira de adoção para que nossos animais saiam dali com novos donos. Também estamos planejando um ensaio de Natal para nossa última feira que ainda não tem data, vamos elaborar uma logística para atender bem a população”, contou veterinária Cláudia Macedo.

Divulgação/PMCG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *