Por Camila Farias – Jornal O Estado de MS
Cerca de 100 crianças plantaram árvores no Parque dos Poderes na manhã do último sábado (3), durante ação realizada pela Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), em parceira com a SED (Secretaria de Educação), Imasul (Instituto de Meio Ambiente), Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul), em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
As crianças do projeto Florestinha, da Polícia Militar, da Escola Cívico-Militar Professor Tito e do CEI Zedu plantaram nas avenidas do Poeta e Desembargador José Nunes da Cunha 132 mudas de ipês, fazendo referência aos 132 anos de Campo Grande, sendo 45 ipês-amarelos em alusão aos 45 anos que Mato Grosso do Sul completará no mês de outubro.
A diretora de inovação da Agems, Rejane Monteiro, disse ao jornal O Estado que o grande objetivo do evento é despertar de fato a consciência ambiental das crianças, por esse motivo foi criado o evento, contando com diversas parcerias.
“Foi um projeto conjunto, fomos captando os parceiros, a Agesul entrou com toda a parte de estrutura, e entramos com essa ideia, foram chamadas cerca de 100 crianças, os menores são do CEI Zedu, contamos com as crianças do Projeto Florestinha, da Escola Cívico-Militar e do projeto Tamo Juntinho para fazer esse plantio. Contamos ainda com ajuda de uma engenheira florestal que nos deu o local correto para fazer a plantação e ficar um arco bonito daqui a uns anos”, contou.
Também presente na iniciativa, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruk, apontou a importância de eventos como esse para a conscientização da população em cuidar do meio ambiente e por isso tomar a decisão de fazer o arco de ipês próximo da Secretaria de Educação no Parque dos Poderes, que é considerado o pulmão da cidade.
“Geralmente, nesta época de semana do meio ambiente, todas as secretarias realizam essas ações, pois falando em preservação, estamos cuidando do futuro. Hoje nós temos um foco muito grande na recuperação ambiental e se cada pessoa fizesse o plantio em sua casa ou em sua fazenda já ajudaria e muito e eu acho importante que essa conscientização seja feita também nas crianças, pois a percepção delas é ainda melhor que a nossa. Elas vão passar por aqui e vão verificar como está sendo cuidada aquela árvore que ela plantou. Quando eu falo em geração futura, não vamos esperar que eles cresçam e a partir daí comecem a olhar o meio ambiente, vamos começar a fazer isso agora!”, reforçou Verruk.
Quem não perdeu tempo e participou da iniciativa na manhã do sábado foram Isadora Finger, 6, e Valentina Freitas, 5, alunas do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (“Zedu”), e se mostraram muito animadas em poder participar e contribuir com o plantio de árvores pela primeira vez. Com um sorriso no rosto e timidamente elas explicaram à reportagem do jornal O Estado a importância de plantar.
“É para cuidar do meio ambiente, nós precisamos preservar”, disse Isadora.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, também esteve no local e explicou ao jornal O Estado que essa mobilização é super importante por demonstrar um cuidado que a população precisa ter com a cidade.
“Essa mobilização só tem a trazer benefícios para a cidade e para o meio ambiente, as pessoas que passam por aqui, seja de carro, a pé ou de bicicleta merecem ver esses ipês floridos e o parque ainda mais arborizado, sem contar na importância que isso traz para o meio ambiente e para as crianças”, finalizou o deputado.
Confira mais notícias no Jornal O Estado MS.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.