As taxas do isolamento social desse domingo (19) não superou as expectativas da Secretária de estado de Saúde (SES). Dados do monitoramento por geolocalização mostram que apenas 58,5% da população se manteve em isolamento social em Mato Grosso do Sul.
A SES estimou 60% como bom e 70% como índice ideal para frear a curva de contágio pelo novo coronavírus e evitar um colapso no sistema público de saúde.
A movimentação de 41,5% da população nas ruas neste domingo deixou mais uma vez o Estado na penúltima colocação do ranking nacional, perdendo apenas para Tocantins (TO). Dos municípios do interior que mais descumpriram o isolamento estão: Itaquiraí (47,2%), Santa Rita do Pardo (47,9%), e Ribas do Rio Pardo (51,5%).
Em relação aos dias anteriores o médico Secretário de saúde, Geraldo Resende, explicou que a aparente melhora na taxa de isolamento, deve ser atribuída ao final de semana e feriado de Tiradentes, e pediu mais uma vez a colaboração da sociedade nas medidas de enfrentamento da pandemia.
“Não afrouxarmos as normas que estamos seguindo, tanto do Ministério da Saúde quanto da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essas três palavras: fique em casa, são de suma importância. Porque só assim cada um de nós pode contribuir para que não tenhamos um número expressivo de casos aqui em Mato Grosso do Sul”, afirmou ele
Boletim epidemiológico atualizado até as 10 horas desta segunda-feira (20) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra um avanço de três novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 171 casos confirmados em Mato Grosso do Sul. O Estado possui 37 casos em investigação, com amostras em processamento no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e 5 óbitos registrados.
A baixa adesão ao distanciamento social tem provocado a curva ascendente de confirmados, e contribui para a interiorização dos casos. Conforme a SES o município de Bataguassu teve o primeiro caso confirmado, e o Estado passa a ter 21 das 79 cidades integrando o mapa da Covid-19.
(Texto: Inez Nazira com informações do Portal MS)