Para um astro com 4,5 bilhões de anos de idade, uma década parece muitíssimo pouco. Mas dez anos de observações do Sol significam muito para nós, humanos, que começamos a desvendar os segredos da nossa estrela só recentemente. E agora é possível explorá-la diretamente através de um vídeo liberado pela Nasa que reúne as observações feitas pela sonda Solar Dynamics Observator desde que foi lançada, há dez anos.
Com 61 minutos no total, o vídeo reúne fotos tiradas a cada uma hora, e cada segundo da gravação corresponde a um dia do período entre 2 de junho de 2010 e 1 de junho de 2020. A trilha sonora que acompanha foi produzida especialmente pelo vídeo pelo artista Lars Leonhard e se chama Solar Observer.
Ao todo, a sonda já capturou 425 milhões de fotografias de alta resolução durante suas observações, o equivalente a 20 milhões de gigabytes, fotografando a estrela a cada 0,75 segundo. Para conseguir um alto nível de detalhes, o equipamento captura diferentes comprimentos de onda para destacar detalhes distintos. No vídeo, vemos as fotos tiradas a um comprimento de onda de 17,1 nanômetros, que ficquase no extremo do espectro ultravioleta. Essa técnica permite que a coroa – a parte mais externa da atmosfera solar, que geralmente vemos com clareza em eclipses – seja representada com detalhes. É importante observar mais de perto essa área do sol porque ela ainda permanece misteriosa (não sabemos porque a coroa solar é muito mais quente do que sua superfície, por exemplo).
Confira:
Veja mais:
MEC define protocolo de segurança para volta às aulas
Hospitais de Dourados recebem mais 60 leitos clínicos
Com céu nublado, MS registra temperatura mínima de 6°C
(Super Interessante)