No primeiro dia da nova estação, Campo Grande já registrou chuvas de verão, com pancadas rápidas e isoladas. Na manhã de ontem (21), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade para todo Mato Grosso do Sul, com volumes de até 50 mm e ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
A tempestade atingiu diversos bairros e os ventos ultrapassaram os 40 km/h, conforme a meteorologista do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues. “Às 16h, a estação registrou ventos de mais de 43 km/h”, disse.
No início da tarde de ontem (21), o Corpo de Bombeiros registrou a queda de uma árvore na Travessa Pepe Simioli, próximo da Santa Casa, na região central da Capital. Segundo a corporação, a árvore já havia sido retirada do local. Houve, ainda, o alagamento de algumas ruas e avenidas, como a Avenida Günter Hans.
De acordo com a meteorologista do Cemtec-MS, a média de temperatura máxima esperada para os próximos três meses é de 37°C. Estima-se que, durante o verão, a região central do Estado registre 500 milímetros de chuva, em média, durante os meses de janeiro a março.
O total é considerado dentro da normalidade pela meteorologista. No Pantanal, a previsão indica uma expectativa de acumulado de chuvas de 400 mm. “A nova estação é caracterizada pelo aumento da temperatura em todo o país em função da posição relativa do sol ao hemisfério sul. Assim, os dias tornam-se mais longos que as noites”, ressaltou Franciane.
(Confira mais na página A4 da versão digital do jornal O Estado)