Comissão técnica estuda medidas para conter casos de chikungunya na fronteira

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Foi realizado na tarde de ontem (21) uma reunião entre governo de Mato Grosso do Sul, equipe técnica do Ministério da Saúde, representantes do município de Ponta Porã e comissão técnica do Paraguai, país vizinho ao Estado, para discutir medidas para conter os avanços de casos de chikungunya, que ocorrem principalmente na região de fronteira.

O Paraguai tem registrado alta incidência da doença e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) analisa medidas para mitigar a doença na região.

O Paraguai tem registrados alta incidência da doença e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) analisa medidas para mitigar a doença na região. De acordo com o último boletim epidemiológico da chikungunya publicado pela SES, já são 94 casos confirmados da doença em Ponta Porã, município fronteiriço.

Para o coordenador estadual de Controle de Vetores, Mauro Lúcio Rosário, o encontro foi positivo porque permitiu realizar troca de informações e compreender a situação tanto do Paraguai quanto do município de Ponta Porã.

“Foi positivo porque precisamos achar uma solução imediata para evitar que ocorra novos casos no Estado. A reunião permitiu a troca experiência e que entendêssemos sobre o que cada um está fazendo para conter os casos, principalmente, no Paraguai. E saber sobre o que está faltando para a gente alinhar as ações de enfrentamento da chikungunya e também a dengue”, destaca.

Outro ponto destacado pelo coordenador foi quanto a participação da população, principalmente, dos municípios da região da fronteira.  “É importante que a população compreenda a importância do trabalho do agente de saúde, que ela receba não somente o servidor, mas que receba as orientações de prevenção que ele repassa. É importante que o agente de saúde faça uma visita domiciliar resolutiva”.

Como medida de contenção, a SES está disponibilizando larvicidas biológico para a visita domiciliar para os 79 municípios e inseticida específico para Ponto Estratégicos. Além de realizar capacitações de campo em conjunto dos municípios de fronteira. Durante o encontro ainda foi pactuado a criação de um Comitê de Enfrentamento entre Brasil e Paraguai, objetivando a integração de ações mitigadoras no combate às arboviroses.

COE das Arboviroses

Além disso, a SES instalou um Centro de Operações de Emergência para o combate às Arboviroses, com o objetivo de realizar ações para entender o quadro da chikungunya. Para isso, agentes de saúde de Ponta Porã passaram por capacitação técnica com realização de prática em campo para que seja possível mitigar novos casos da doença.

A equipe técnica do Ministério da Saúde está na região acompanhando os casos e avaliando a situação para auxiliar na tomada de decisões em conjunto com o Estado e o município de Ponta Porã. Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros que foram priorizados pelo COE das Arbivores do Ministério da Saúde.

O objetivo da avaliação técnica é priorizar as demandas e realizar a promoção dos serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O Ministério da Saúde realiza visita técnica em Mato Grosso do Sul desde segunda-feira (20) e segue no Estado até sexta-feira (24). A equipe ainda continuará nesta quarta-feira (22), realizado ações no município de Ponta Porã.

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *