A partir de hoje (1º) já começa a valer o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Mato Grosso do Sul. O lançamento oficial aconteceu na manhã desta terça-feira no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
Nesse novo modelo traz mais segurança aos motoristas, com uso de uma tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, o que dificulta as falsificações. O documento impresso passa a ser aceito em todos os países que assinaram a convenção de Viena, dispondo da identificação das categorias com equivalência internacional.
Durante o evento de lançamento das novas CNH’s, o presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade comentou também sobre o cadastro positivo, onde a proposta é premiar condutores que não cometeram infrações dentro de 1 ano, poderá ser premiado tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada.
Estuda-se oferecer um desconto de 20% na renovação da CNH. Rudel também comentou que há pretenção do governo lançar também a CNH social exclusiva para os motociclistas.
Os motoristas habilitados poderão usar a CNH com tradução em mais dois idiomas, inglês e espanhol, o que facilita a utilização do documento em outros países. Além disso, o novo documento tem sistemas de segurança atualizados e novos campos, como indicação de atividade remunerada e possíveis restrições médicas.
Mesmo com a nova CNH, a antiga não está invalidada. Elas continuam valendo em todo o Brasil até a data de validade impressa. Assim, a nova versão – determinada pela Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – será emitida, de forma eletrônica ou impressa, para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez.