Com tumor no fígado, Breno busca por doador compatível; veja se você pode ser um doador

Diagnosticado com hepatoblastoma mãe abriu campanha para chamar atenção para a causa

Com apenas 2 anos, o pequeno Breno enfrenta uma batalha pela vida e sua família corre contra o tempo para encontrar um doador compatível para um transplante de fígado, que tornou-se necessário após o menino ser diagnosticado com hepatoblastoma, em abril do ano passado.

Bruna de Lamare, mãe de Breno, contou ao jornal O Estado que ele já passou por duas quimioterapias, o que faz com que o tumor diminuísse de tamanho, mas não foi possível realizar a cirurgia de remoção, porque um dos tumores está em um local do fígado de difícil acesso, o que dificulta a retirada. Dessa forma, veio a notícia de que o pequeno precisaria de um transplante.

“Em agosto fomos para São Paulo para uma consulta no GRAACC e lá ele realizou outros exames, no que o médico viu que o tumor está mal localizado e, por isso, precisaria do transplante”, disse.

Antes de embarcar para São Paulo, o menino passou por uma tomografia que mostrou que o câncer havia diminuído, mas pela localização não há como ser retirado. Então, agora, Breno está na fila aguardando um doador vivo, que precisará doar apenas um pedaço do fígado, já que o órgão tem poder de se regenerar.

Ainda de acordo com Bruna está é a segunda campanha em busca de um doador, sendo que a primeira foi realizada em outubro de 2025. Ela afirma que houve bons resultados de pessoas em busca de realizar a doação, no entanto, muitos desistiram após a entrevista realizada pela mãe do menino, a fim de saber se a pessoa teria condições de dar ao filho dela um novo órgão.

“Tivemos um bom resultado na primeira campanha, mas não conseguimos um doador. Então, como ele tem uma nova consulta marcada dia 26, resolvi abrir uma nova campanha para ter possíveis doadores”, pontuou.

Além de ser necessário realizar exames de compatibilidade, o doador precisa, preferencialmente, ter tipo sanguíneo O+ e, obrigatoriamente, ter entre 18 e 50 anos, não fazer uso de medicamentos de uso contínuo, incluindo anticoncepcional, estar dentro do índice de massa corporal indicado para o peso e não fazer uso de bebidas alcoólicas ou entorpecentes.

O procedimento será realizado em São Paulo e os interessados em realizar entrevista como possível doador devem entrar em contato com Bruna pelo telefone (67) 9166-2155.

Por Ana Clara Julião

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *