A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) optou por retomar as atividades de visita em todas as unidades penais de Mato Grosso do Sul a partir de amanhã, 16 de fevereiro. A decisão é gradual e foi tomada a partir do alto índice de vacinação entre servidores penitenciários e custodiados, além de novas estratégias de biossegurança.
Anteriormente, devido ao aumento de casos de coronavírus, a agência havia suspendido a visitação por duas semanas. Contudo, a partir de reunião hoje (15) do Comitê para Gestão e Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à COVID-19, uma nova portaria já estará válida nesta quarta-feira, quando for publicada no DOE (Diário Oficial do Estado).
Segundo o texto, todo preso terá direito a receber um visitante por dia de visita, sendo duas visitações no período de trinta dias – desde que sejam cumpridos os requisitos preestabelecidos. O horário será 9h às 15h, em dias definidos pela direção de cada unidade penal.
Já nas Penitenciárias Estaduais Masculinas de Regime Fechado (Gameleira I e II), na Capital, a visitação acontece somente às quartas-feiras e em dois grupos: o primeiro, das 9h às 11h30; o segundo, das 13h às 15h30.
Todos os cronogramas serão disponibilizados no site da Agepen.
Imunização
Nos 20 municípios sul-mato-grossenses onde a agência se encontra, um total de 19.620 custodiados completaram o esquema vacinal (duas doses), bem como 1.758 servidores – número este que corresponde a 94% do quadro de funcionários.
O informativo, divulgado pela Divisão de Recursos Humanos da Agepen, é referente até esta terça-feira, 15 de fevereiro.