Com novos concursos autorizados pelo Estado, aumenta a procura por cursos preparatórios

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em uma semana, busca por matrículas para o certame da PM “fechou” turma com 80 alunos

Por Kamila Alcântara – Jornal O Estado MS

O mês de julho começou com a liberação de vários concursos públicos do Governo do Estado, com oferta de 909 vagas em três secretarias. A novidade movimentou as escolas de cursos preparatórios que em poucos dias já estão com as turmas lotadas, principalmente por aqueles que querem concorrer a uma vaga da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul).

Segundo o professor de Direito Constitucional e responsável por um cursinho localizado na Avenida Antônio Maria Coelho, Márcio Lopes, antes da autorização oficial do concurso para a PM já havia 20 inscritos. Após a assinatura, a turma saltou para 80 e as aulas devem começar na próxima segunda-feira (11).

“O concurso da PM para soldado é o que historicamente tem a maior procura no Estado. O concurso de 2018 teve oito turmas formadas. Esse ano com certeza teremos várias turmas, noturno, matutino e nos fins de semana”, destaca o professor Márcio.

Vale lembrar que, com a experiência adquirida na pandemia, muitos alunos optam pelo ensino remoto. “As turmas de ensino médio preferem o presencial, as de nível superior preferem o on-line, mas há público para ambos os módulos. Os concursos com banca definida podem ser publicados a qualquer momento”, completou Márcio.

Nas escolas preparatórias existem turmas para seleções em diferentes órgãos públicos, tais como: INSS autorizado 1.000 vagas; Receita Federal; a Funsau (Fundação Serviços de Saúde do Estado) está com a Comissão do Concurso formada; de professores da Semed (Secretaria Municipal de Educação) foi posto em pauta junto à prefeita; para servidor do Ministério Público, IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e, por fim, TCE-MS.

Novos certames

Na última sexta-feira (1º) o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) autorizou os novos concursos. As 909 vagas são destinadas a Semagro (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Sejusp (Justiça e Segurança Pública) e Sefaz (Fazenda).

A maior parte das vagas é para as carreiras vinculadas à Sejusp. Serão 780, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, 250 para soldados do Corpo de Bombeiros, 20 para oficiais da Polícia Militar e 10 para oficiais dos bombeiros.

Na Semagro, serão 99 vagas abertas para a carreira de fiscalização e gestão ambiental do Imasul, sendo 61 para nível superior e 38 para nível médio, distribuídas entre fiscal ambiental, analista ambiental, técnico ambiental, técnico em serviços ambientais e guarda-parque.

As últimas 30 vagas oferecidas vão para o cargo de analista de tecnologia da informação na SGI (Superintendência de Gestão da Informação), que é vinculada à Sefaz. Com os decretos de autorização assinados, a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), em conjunto com as secretarias que estão ofertando as vagas, vai organizar a realização dos concursos, estabelecendo normas e procedimentos para o recrutamento e a seleção dos candidatos, observados os dispositivos da legislação vigente.

Editais vão definir as atribuições de comissão organizadora, informarão as fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas, as modalidades das provas, seus conteúdos e forma de avaliação, requisitos legais para ingresso na carreira e o prazo de validade do concurso público.

Leia a edição impressa do Jornal o Estado MS.

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *