A vacinação infantil na rede pública começou na manhã desta terça-feira (1) em duas escolas nos bairros Paulo Coelho Machado e Vida Nova II. O itinerante será em oito escolas. E as aulas das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e REME (Rede Municipal de Ensino) estão previstas para começar no dia 14 de fevereiro.
Segundo a secretaria de Educação, Elza Fernandes explicou os planejamentos de biossegurança, que as Escolas e os EMEIs estão se organizando para o início das aulas.
“Todo protocolo de biossegurança, será seguido, aferição da temperatura na entrada, o uso do álcool em gel dentro da escola e também na entrada, para os alunos, para todos que chegam no local, o uso de máscaras. Então todos esses protocolos de biossegurança que encerramos no ano de 2021, eles iniciaram também agora em 2022”, explica.
Em relação ao passaporte da vacina, a Secretaria argumentou que as escolas não têm uma permissão legal para a cobrança do passaporte, entretanto, os responsáveis das crianças devem ter conhecimento sobre a importância da vacinação infantil.
“Até o momento, não temos um respaldo legal para exigirmos do pai esse comprovante de vacinação, a vacina contra a COVID não entrou ainda no calendário obrigatório de vacinação da criança, então fica a critério de cada pai, mãe e responsável, ver se realmente vai levar ou trazer a criança para ser vacinada ou não. É responsabilidade dos pais vacinar seus filhos”, argumenta.
De acordo com a secretária de Educação, Elza Fernandes, a vacinação itinerante acontecerá em oito escolas, entretanto, a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) não tem uma equipe ampla para organizar a função de todas as unidades ao mesmo tempo. “Estamos com oito escolas que serão postos de vacinação nesse período, nessa semana estamos com essa escola e também com a Elpides reis, a semana que vem terá mais duas escolas, a secretária de saúde, não tem condições de fazer as oito escolas ao mesmo tempo, então nós temos um cronograma para essa vacinação, que acontecerá das 7h até as 11h”, informa.
Para mais informações sobre o ensino híbrido, assista a live:
(Com Itamar Buzzatta)