Cientistas criam pílula contraceptiva de dose única mensal

Cientistas americanos desenvolveram um novo método contraceptivo que pode facilitar a vida das mulheres, uma pílula anticoncepcional, que só precisa ser tomada uma vez ao mês. O produto ainda está em fase de testes, mas deve promover maior aderência ao tratamento, já que muitas esquecem de tomar a pílula de uso diário.

Os resultados iniciais do novo medicamento foram mostrados em um artigo publicado na revista Science Translational Medicine. Nele pesquisadores destacam que, no intervalo de três meses, entre 40 e 50% das mulheres esquecem pelo menos uma dose da pílula de diária. Portanto, a aderência poderia ser aumentada se a frequência da dose for diminuída.

A pílula é uma cápsula gelatinosa, que permite a administração oral. Uma vez ingerida, ela é dissolvida no organismo e libera um polímero que se instala na parede do estômago, que será responsável por liberar os hormônios num período de três semanas. No momento a pesquisa foi realizada apenas em porcas e a escolha do animal se deu justamente por sua anatomia similar com o trato intestinal humano, mas com um metabolismo mais lento.

Ainda serão necessários estudos adicionais para testar a eficácia contraceptiva da dosagem. Além disso, será preciso analisar como produzir uma pílula que funcione em humanos, com foco na seleção de materiais para melhor adaptação ao estômago e na liberação completa do medicamento no período desejado.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações do Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *