O ciclone bomba, que atualmente atinge a região sul do Brasil, pode impedir a chegada da nuvem de gafanhotos, conforme previsão do meteorologista Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os insetos sobrevoam a Argentina e preocupam autoridades brasileiras.
O fenômeno já provocou dez mortes, sendo nove em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul. Além disso, provocou queda de árvores, destelhamentos e gerou falta de luz nos dois estados.
De acordo com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), na última segunda-feira (30), gafanhotos foram encontrados em uma propriedade rural do país, na província de Corrientes.
Como precaução, caso os insetos cheguem ao Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicou no Diário Oficial da União, uma portaria que estabelece diretrizes para “Plano de Supressão e Medidas Emergenciais” a serem aplicadas se isso acontecer.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Uol)
Veja também: Com céu nublado, MS registra temperatura mínima de 6°C