Com objetivo de facilitar o acesso a exames essenciais para saúde da mulher e prevenir o câncer de mama e colo de útero, a carreata da saúde está hoje (20) no Jardim Noroeste
disponibilizando atendimentos gratuitos a toda a população.
O projeto é desenvolvido por meio do Programa Rede Solidária da Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) em parceria com o Hospital de Amor de Barretos.
Para realizar os exames não é necessário pedido ou indicação médica, basta agendar previamente os exames e ir à sede do hospital. Após o resultado, as pacientes são encaminhadas para iniciar o tratamento, se necessário, na própria unidade.
Enfermeira responsável pela carreta, Magda Barbosa das Neves, destaca que a iniciativa é um importante aliado na prevenção e tratamento do câncer.
“Com o trabalho itinerante, nós encontramos muitas mulheres com seus exames atrasados ou que nunca tiveram acesso, nunca haviam feito um preventivo já com idade avançada. Esse tipo de exame é essencial para um diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento, aumentando muito as chances de cura, tanto para doenças sexualmente transmissíveis quanto para o câncer de colo de útero e câncer de mama”.
O curso de Enfermagem da Faculdade Unigran também participa da ação prestando orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos à população.
“Além das orientações que fazem parte da prevenção de muitas doenças, nós também estamos aplicando um questionário para revelar quem são essas mulheres que estão procurando o serviço de saúde, se estão com exames em dia, qual a realidade de cada mulher, para podermos traçar nossas estratégias de atuação na área da saúde aqui no Rede Solidária e na região que ele abrange”, explicou professora Geovana Caroline Motta, supervisora de estágio do curso de enfermagem da instituição.
Serviço:
A carreta da saúde está localizada na sede do Programa Rede Solidária II, no bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande.
Com informações do Portal MS.