Das 53 redações nota 1.000 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2019, 32 são de mulheres e uma delas é de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a candidata tem 20 anos, pertencendo a faixa etária predominante entre os candidatos que alcançaram a avaliação máxima. A idade dos alunos varia entre 16 a 28 anos e eles estão espalhados por 15 estados e o Distrito Federal. O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, o que gerou polêmica e dividiu opiniões entre os candidatos.
As redações com nota máxima são de estados do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Bahia e Espírito Santo tiveram uma redação nota mil cada estado. Alagoas, Pará e Distrito Federal tiveram duas notas máximas. O estado com maior número de redações foi Minas Gerais, com 13 textos, seguido de Ceará, com seis, e Goiás, com quatro.
Com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores, os alunos que realizaram a prova do Enem. Os textos com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões. O Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica.
(Texto: Thais Cintra)