No início do próximo mês, dia 5 de março, prefeitos, vereadores, assessores e interessados no tema vão discutir um conceito que está sendo trabalhado no mundo inteiro, o das Cidades Inteligentes.
O 2º Fórum de Cidades Digitais – Inovando os serviços públicos através da Tecnologia da Informação, está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Agetec e em parceria com a Assomasul e Rede Cidade Digital.
Será uma oportunidade dos municípios trocarem experiências, conhecimento, além de apresentar ferramentas digitais voltadas para o poder público com o reflexo na população.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo link. No ano passado, o primeiro Fórum reuniu mais de 120 pessoas, dentre elas, 30 prefeitos.
Cidade Inteligente
Cidades Inteligentes são aquelas que colocam o ser humano no centro do planejamento e desenvolvimento, estabelecendo assim uma visão de longo prazo. As pessoas têm um papel muito importante enquanto beneficiários e participantes das transformações a partir do uso ativo de dispositivos e aplicativos móveis que facilitam cada vez mais o monitoramento e a colaboração com as políticas de seus governantes. Favorecendo o desenvolvimento integrado e sustentável, elas se tornam mais inovadoras, competitivas, atrativas e resilientes, cuidam de seus desafios sob um enfoque multissetorial, analisando variáveis distintas para um mesmo problema, e recorrendo às novas tecnologias para implantar e dar escala às ideias.
Com esse perfil, a 14 de Julho se torna um modelo para outras vias. “Esses conceitos de Cidade Inteligente que são embarcados, fora outros que envolvem participação popular, de pesquisa, transformam a 14 em um modelo do que a gente imagina para uma Campo Grande Inteligente: mobilidade, segurança, acessibilidade, conectividade e participação popular’, finaliza Paulo.
(Texto: João Fernandes com assessoria)