Segue até o dia 30 de novembro a campanha multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O serviço que estava previsto para finalizar em 29 de outubro, foi prorrogando, dando oportunidade dos pais e responsáveis colocarem em dia a vacina dos filhos.
Ao todo, são 18 doses de imunizantes que estão disponíveis nas USFs (Unidades de Saúde da Família). Segundo balanço divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), 12.567 crianças e adolescentes foram até uma unidade de saúde verificar se havia a necessidade de atualizar a caderneta. Deste total, 72,6% recebeu pelo menos uma dose de um imunizante.
“Há algumas faixas etárias, principalmente entre os menores de um ano e crianças com quatro anos, que necessitam tomar várias vacinas, mas isso não quer dizer que estão com a caderneta desatualizada. Ainda assim, há muita criança com a vacina atrasada, como é o caso do público de 11 anos, que é um dos que mais está sendo imunizado”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
A prorrogação da campanha foi uma decisão do Ministério da Saúde, que vê com preocupação o não cumprimento das metas de vacinação em todo o território nacional. Em Campo Grande, há pelo menos quatro anos a cobertura está abaixo do preconizado.
Todas as unidades de saúde possuem as doses disponíveis durante o dia todo, sendo o horário das salas de vacina, em sua maioria, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45.
Doses disponíveis na campanha multivacinação
- BGC
- Hepatite B
- Poliomielite (VIP – inativada)
- Poliomielite (VOP – atenuada)
- Rotavírus Humano G1P1
- Pentavalente
- Pneumocócica 10 valente
- Meningocócica C (conjugada)
- Febre Amarela
- Tríplice Viral
- Tetraviral
- Hepatite A
- DTP
- Difiteria e Tétano (dT)
- HPV
- Pneumocócica 23-valente
- Varicela
- Influenza
- dTpa (apenas para gestantes)