A prefeitura de Campo Grande planeja iniciar em outubro a revitalização da Avenida Calógeras. A via integra o corredor sul do transporte coletivo, que se completa com as avenidas Mato Grosso, Gury Marques, Helio de Castro Maia e Rua Rui Barbosa. A homologação da concorrência pública da empresa que vai atuar foi publicada nesta sexta-feira (6).
A obra terá contrapartida do município. Conforme a prefeitura, a Calógeras será recapeada em toda sua extensão, 3,5 km entre as avenidas Mato Grosso e Salgado Filho. Serão implantados 1.540 metros de ciclovia, corredor exclusivo para ônibus, cinco estações de embarque e desembarque e sinalização de trânsito renovada.
O projeto prevê ainda a implantação de 2.631 metros de drenagem para captar a enxurrada que desce nas transversais, eliminando pontos de alagamentos. Os ciclistas poderão trafegar com mais segurança desde o Aeroporto Internacional, pela ciclovia da Duque de Caxias, prosseguindo pela Afonso Pena e, no futuro, chegar até a entrada do bairro Moreninhas. Isso será possível com a implantação da ciclovia na Avenida Costa e Silva, que vai se conectar com a pista da Gury Marques.
Outros corredores
Além disso, a prefeitura da Capital prevê outros corredores de transporte, conforme o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, em vigor desde 2015. Ao todo, são 69 km de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão, General Osório e Nova Bahia, passando pelo Centro da cidade. O Corredor Sudoeste liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes a área central da Capital.
Os técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) apontam que com as pistas exclusivas, os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos. Com isto, a expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média dos coletivos. O resultado será um tempo de espera menor para o usuário, sem necessidade de aumentar a frota, o que encarece o custo final da tarifa. (Com assessoria)
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